Centro Histórico

Centro Histórico de Vitória: uma viagem no tempo

Já pensou caminhar por ruas antigas, ornada com as maravilhas da arquitetura colonial brasileira ao redor, e com a comodidade proporcionada pela tecnologia atual?

Igreja do Rosário
Igreja do Rosário

Vitória, a segunda capital mais antiga do país, oferece incríveis oportunidades!

Construída na época das Capitanias Hereditárias, a capital, que é uma ilha, reúne cultura, história, tranquilidade e elegância.

O Alice Vitória Hotel, que também faz parte da história da cidade, preparou um esplêndido passeio para você conhecer todas as maravilhas da capital e arredores, proporcionando um mergulho na história e na beleza do Centro Histórico e adjacências.

Em especial, o pacote Centro Histórico de Vitória leva você a descobrir as construções memoráveis e imergir no passado e presente da terra capixaba, simultaneamente.


Conheça agora um pouco do que Vitória reserva:


Theatro Carlos Gomes
Theatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes

O teatro fica na Praça Costa Pereira, foi inaugurado em 1927, e tem um estilo arquitetônico eclético.

Edificado pelo arquiteto italiano André Carloni, o projeto foi inspirado no famoso teatro Scala de Milão, e aproveitou as colunas de ferro fundido de um antigo teatro incendiado para a sustentação dos balcões e galerias. Já o seu teto foi pintado por Homero Massena, pintor mineiro muito conhecido, que viveu em Vitória. O local está aberto a visitação em dias pré-agendados.


Catedral Metropolitana de Vitória ES
Catedral Metropolitana de Vitória ES

Catedral Metropolitana de Vitória

Esse ponto turístico, em seu roteiro de passeio, não pode faltar!
A Catedral, que ocupa o espaço onde antigamente era a Igreja Nossa Senhora de Vitória, quando a cidade ainda se chamava Vila Nova, abriga hoje em seu subsolo uma capela onde estão enterrados religiosos que fizeram parte do arsenal histórico do Espírito Santo.
O início da construção ocorreu em 1920 e sua conclusão em 1970. O prédio apresenta uma arquitetura eclética com características neogóticas. O destaque da Catedral são os vitrais de suas paredes que desempenham uma função ornamental.
O espaço, apesar de servir aos rituais e práticas religiosas, funciona como uma espécie de eternização da sociedade da época, pois seus vidros foram doados por importantes personagens da época da colonização da cidade, cujos nomes até hoje encontram-se em vitrais registrados.


Capela Santa Luzia
Capela Santa Luzia

Capela Santa Luzia

A mais antiga igreja de Vitória foi erguida no século XVI sobre uma rocha, em estilo colonial, com traços arquitetônicos simples. Edificada na fazenda de Duarte Lemos, foi doada pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo: Vasco Fernandes Coutinho.
A simpática igrejinha é um marco da colonização do estado.


Convento São Francisco
Convento São Francisco

Convento São Francisco

O primeiro convento Franciscano da Região Sul do Brasil Colônia, e também pioneiro no abastecimento de água a domicílio na cidade, é uma parte da história do Estado que também não pode ser relegada a segundo plano. A sua importância se dá pelo fato de já haver abrigado diversas irmandades, e haver funcionado como escola, enfermaria, orfanato, residência episcopal, rádio, colégio e residência das Irmãs Carmelitas. Atualmente abriga a Cúria Metropolitana e diversas outras entidades ligadas à Igreja Católica.


Igreja de São Gonçalo
Igreja de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo
A queridinha das noivas da capital é a Igreja de São Gonçalo. Conhecida como igreja dos casamentos duradouros e felizes, a capela construída em 1707 foi consagrada ao santo português homônimo.
Sua fachada e altar-mor, com entalhes em madeira pintadas a ouro, possuem características da arquitetura barroca. São as mais preciosas e belas imagens sacras existentes no ES. A visita é aconselhável a todos e não só para quem está querendo casar-se!


Palácio Anchieta
Palácio Anchieta

Palácio Anchieta
A atual sede administrativa do governo estadual é o grande destaque desse roteiro pelo Centro Histórico. Até 1760 um colégio aí funcionava, sendo hoje uma parte importante da sua história e da sua identidade. O local oferece visitas guiadas e, ao longo do passeio, é possível entender não só a divisão burocrática de hoje, mas também apreciar exposições temporárias. Como curiosidade, o túmulo simbólico do Padre José de Anchieta e a urna que guarda uma parte do corpo do religioso lá estão.


Alice Vitória Hotel uma ótima opção de hotel em Vitoria

 

Facebook
Instagram

Faça sua reserva!

  Transfer aeroporto/hotel/aeroporto
  Diária com café da manhã ou meia pensão
  Tour à pé pelo centro histórico e cultural
  Pacotes a partir de R$ 210,00 por pessoa (valor da diária)

Aproveite também: